sábado, 26 de abril de 2014

Hulu bloqueia usuários de VPN










Imagem: TorrentFreak.

Nesta semana o Hulu, uma empresa norte-americana de streaming semelhante à Netflix, começou a bloquear o acesso de usuários utilizando VPNs (serviços que permitem acessar a Internet com mais privacidade e burlar restrições geográficas). Com isso, quem estiver fora dos EUA terá poucas chances de acessar o serviço.



Segundo o sistema de ajuda do Hulu, "Devido a limitações contratuais, o Hulu não pode transmitir vídeos para usuários de servidores proxy anônimos (por causa de possíveis limitações geográficas)". Com isso, a empresa está bloqueando tanto usuários estrangeiros quanto domésticos que utilizem tais servidores.



Os termos de uso da Netflix não são muito diferentes nesse sentido (e é por isso que ela possui um catálogo diferente em cada país), embora ela não bloqueie VPNs no momento. Porém, no início do ano, a Associação Canadense de Produtores de Mídia pediu regras para regulamentar serviços de vídeo online, incluindo o bloqueio de serviços de VPN.



Estamos vivendo uma fase de transição, onde novas tecnologias conflitam com práticas e legislações antigas. Empresas há muito estabelecidas querem regulamentar as novas tecnologias como as antigas práticas. Para o consumidor e para as empresas de streaming, o ideal seria não existirem restrições geográficas, mas isto pode afetar os lucros de estúdios e distribuidores. Enquanto a tecnologia de streaming evolui e alcança cada vez mais consumidores, mais interessantes são os acordos de licenciamento mundial, mas também mais controle e restrições são requeridos pela concorrência.



Só que o consumidor não quer saber de questões contratuais, licenças ou restrições geográficas. Se ele não tiver acesso ao que quer e quando quer, ele vai partir pra "hora da pipoca" ou pra "Zona"...



Fonte: TorrentFreak (via Engadget).

Fonte: Hulu bloqueia usuários de VPN»

0 comentários

Postar um comentário